O deputado estadual Jutay Meneses solicitou a realização de audiência pública na Assembleia Legislativa da Paraíba para discutir formas de subsidiar a aquisição de óleo diesel pelos pescadores paraibanos. O combustível compõe parte importante do custo dos pescadores artesanais e só no ano passado teve aumento de 46,8% em comparação com 2020.
 
“A alta dos combustíveis afeta diretamente o setor pesqueiro. Com o aumento, fica cada vez mais difícil os pescadores desempenharem as suas atividades. A pesca sempre enfrentou grandes desafios e desde o início da pandemia esses impactos foram intensificados. Com o aumento dos combustíveis nossos pescadores encontram mais uma barreira para seguir trabalhando. Nosso objetivo é buscar um diálogo e tentar alguma isenção e proporcionar aos pescadores paraibanos esse apoio”, destacou Jutay.
           
O parlamentar lembra que diversas unidades da Federação têm implementado formas de auxiliar os pescadores na aquisição do diesel, seja por meio de subsídio direto ou mesmo o fornecimento do combustível. “Precisamos ouvir os pescadores, representantes do poder público estadual e o setor produtivo de combustíveis para que, juntos, possamos encontrarmos a melhor forma de apoiar os pescadores neste momento de dificuldade”, disse.
 
Segundo Jutay, já há registro de embarcações que não saem ao mar por não conseguir custear o combustível. “Essa situação é preocupante, pois teremos muitas mães e pais de família sem uma renda, em situação de vulnerabilidade. Precisamos fazer algo urgente para auxiliar esses trabalhadores”, disse.
 
O parlamentar lembra que o Governo Federal tem o Programa da Subvenção Econômica ao Preço do Óleo Diesel, voltado para pescadores que possuem embarcações. “Mas o combustível subiu tanto, que precisamos que estados e municípios também auxiliem de alguma forma”, defendeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *