O deputado estadual Jutay Meneses (Republicanos) defendeu a implantação de um programa de Refinanciamento de Dívidas (Refis) que contemple os pescadores artesanais em débito com o Banco do Nordeste. O objetivo é que, com a regularização das pendências financeiras, esses trabalhadores possam participar do programa “Acredita no Primeiro Passo – Acredita Paraíba”, lançado nesta quinta-feira (19) no estado.
O evento de lançamento contou com a presença do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, e do presidente do Banco do Nordeste do Brasil, Paulo Câmara, e aconteceu no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa.
“Eu quero fazer um pedido à vossa excelência, um pedido ao Banco do Nordeste, que possa reabrir os créditos para os nossos pescadores e pescadoras. Sabemos que muitos, por dificuldades que enfrentaram devido a grande seca nos anos anteriores, não tiveram como quitar as suas dívidas. Então, a oportunidade de refinanciamento é fundamental para que eles possam adquirir canoas, motores de popa e equipamentos essenciais para o sustento de suas famílias”, declarou Jutay em seu discurso.
Sobre o programa – O programa “Acredita no Primeiro Passo” apoia ações que promovem a qualificação profissional e a inserção no mercado de trabalho, incentivando tanto o emprego quanto o empreendedorismo. Este conjunto de iniciativas do Governo Federal, em parceria com estados, prefeituras e organizações da sociedade civil, visa superar a exclusão social e aumentar a renda de famílias cadastradas no CadÚnico, valorizando suas capacidades empreendedoras.
Na Paraíba, a iniciativa foca no fortalecimento do empreendedorismo e na ampliação do acesso a recursos para pequenos negócios, complementando as ações do programa Empreender-PB. Além disso, o programa facilita o acesso ao microcrédito produtivo e apoia a estruturação de negócios sustentáveis, visando garantir uma vida digna para famílias em situação de vulnerabilidade social.